Compartilhar

Significado do nome:

Ivonir é uma variação brasileira do nome Ivo, que tem origem germânica. Seu significado vem da palavra para "teixo", a árvore usada para fazer arcos, e por isso o nome significa arqueiro(a) ou guerreiro(a). Simboliza força, precisão, resiliência e, por associação com Santo Ivo, a justiça.

Origem completa do nome:

Ivonir é um nome considerado uma criação moderna brasileira, que elabora sobre o nome clássico Ivo. A raiz do nome, Ivo, tem origem germânica e deriva do elemento "iv" ou "iwa", que significa teixo (uma árvore). A madeira do teixo era valorizada para a confecção de arcos, e por isso, o nome adquiriu o significado de arqueiro ou guerreiro do teixo. O sufixo "-nir" é uma terminação popular na onomástica brasileira. Embora a raiz seja tradicionalmente masculina, a sonoridade fluida de Ivonir permitiu sua adoção como um nome unisex moderno, significando grande arqueiro(a) ou guerreiro(a) nobre.

Frequência do nome

Curiosidades do nome:

  • Santo Ivo, Padroeiro dos Advogados: A raiz do nome, Ivo, é imortalizada por Santo Ivo de Kermartin, um sacerdote e advogado do século XIII conhecido como o "advogado dos pobres". Por sua dedicação à justiça, ele é o padroeiro dos advogados, juízes e de todas as profissões jurídicas.
  • Uso Como Nome Unisex: Embora suas referências mais famosas sejam masculinas, a terminação "-nir" e sua sonoridade particular fazem com que Ivonir seja ocasionalmente usado como um nome unisex no Brasil, especialmente por pais que buscam um nome forte e original.
  • O Rei da Vanera: No Sul do Brasil, o nome é muito conhecido por Ivonir Machado (1960-2023), um dos mais importantes músicos tradicionalistas, aclamado como o "Rei da Vanera" e ex-vocalista do grupo Garotos de Ouro.
  • A Árvore do Arqueiro: O teixo, árvore que dá origem ao nome, era sagrado para muitos povos europeus antigos. Seus arcos eram as armas mais temidas dos campos de batalha medievais.

Equivalente no gênero oposto:  

Nomes semelhantes:  

Variação do nome:  

Outros nomes de interesse:  

Compartilhar